domingo, 23 de setembro de 2012

EPÁ! Como será que se constrói um livro infantil? E um filme?


No ano lectivo 2011|2012 eu e a professora Diana Coelho habitamos o J.I de Moçafaneira no âmbito do projecto EPÁ! Educação pela Arte.
Dentro do trabalho desenvolvido houve um projecto em particular que adorei, a construção de dois livros e de dois filmes.
Eu iniciei o projecto apresentando o objecto livro aos meninos. Através dos cinco sentidos, do processo criativo da história, da ilustração… até à encadernação. Depois do livro construído a professora Diana Coelho trabalhou a história que eles criaram. Criou adereços, trabalharam as personagens, caracterizou-os… depois dos ensaios, dramatizamos a história, o que resultou num filme.
Nasceram assim dois livros e dois filmes com os seguintes títulos : A Maravilhosa Máscara da Princesa Cobra e O Anel das Três Irmãs.
Ficam aqui algumas imagens que ilustram o projecto para verem mais http://www.facebook.com/epa.pt no Álbum EPÁ! Como será que se constrói um livro infantil? E um Filme?
Processo Criativo | Apresentação do objecto livro

Processo Criativo | Construção da história

Processo Criativo | Construção das ilustrações

Processo Criativo | Encadernação


Visionamento dos filmes

Agradecimento especial às assistentes operacionais Diana Costa e Maria João Martins pela colaboração. E à professora Diana Coelho pela excelente parceria!
Com o apoio do Agrupamento de Escolas de Freiria e financiamento da Junta de Freguesia de Ventosa.
Um projecto da Associação ESTUFA 

Sem comentários:

Enviar um comentário