sábado, 20 de junho de 2015

O fim de um Ciclo

Chegou hoje ao fim, o Ciclo de Encontros sobre Educação | Abordagens Pedagógicas Inovadoras. Chegou ao fim o primeiro de muitos (espero… desejo muito). É incrível que depois de ter vivenciado estes encontros tenha percebido o quanto eles faziam falta e o medo que sinto por saber que eles podiam não ter acontecido.
Não são abordagens Pedagógicas Inovadoras disseram muitos, é verdade! No entanto, poucos… pouquíssimos praticam estas abordagens (quase desconhecidas e, por isso, adjectivadas de inovadoras) apesar de concordarem e defenderem, apesar de concordarem que a metodologia actual não está a resultar, apesar de ouvir incessantemente que temos um modelo educacional do Séc XIX com professores do século XX a dar aulas a alunos do século XXI, poucos, ainda, muito poucos movem-se para mudar alguma coisa.
Muito obrigada à equipa do Ciclo de Encontros Rafaela Basílio, Carla Ferreira, Magda Matias, Rita Pinheiro, Daniel Silva, Alexandra Ferreira pelo trabalho, empenho, entusiasmo, dedicação, amor à causa. Tenho muito orgulho em vocês.  

“Visão sem acção, é só um sonho.
Acção sem Visão, é só movimento.

Visão com acção, é transformação.”














1 comentário:

  1. Alguém sabe qual foi o papel ou aceitação da "Pedagogia Científica" de Maria Montessori na Academia portuguesa? Publicado em Roma, em 1909.
    https://it.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori#1896-1909

    ResponderEliminar