segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Outras histórias, que moram dentro da história da construção da Agenda 2016 da APECI

O dia da sessão fotográfica para a Agenda da APECI 2016

O dia da sessão fotográfica foi um dia muito desejado para começarmos a materializar o projecto e porque o tempo já escasseava. Tínhamos tudo planeado mas sendo fotografia de exterior precisávamos de luz. A luz ideal que caracterizam a fotografia poética da fotógrafa Marisa Martins. O São Pedro lá nos fez a vontade e o dia chegou. Ter estado com os nossos verdadeiros protagonistas foi muito interessante e gratificante. Foi muito bom conhece-los e conviver com eles.
A sessão fotográfica correu muito bem apesar de alguns contratempos. Como aparecerem pessoas no enquadramento da fotografia, o que é normal já que estávamos a fotografar num espaço público, mas o nosso divertidíssimo psicopedagogo Miguel Ângelo Vital da APECI resolveu de imediato a situação. Desatou a correr e argumenta algo que as pessoas, de imediato, saíram do enquadramento da fotografia. O Miguel volta e nós muito admirados pela eficiência e rapidez da solução perguntámos o que é que ele tinha dito. Ao qual ele responde “Disse-lhes que estávamos a fotografar a Fátima Lopes” no entretanto já as pessoas dirigiam-se na nossa direção na esperança de ver a Fátima Lopes. Rimos muito naquele dia por muitas situações divertidas eu fiquei especialmente muito feliz por conhecer as pessoas bem-dispostas, divertidas que fazem parte do dia a dia destas pessoas especiais.
Pessoas especiais com pessoas especiais.   



































Quando a ilustração pede licença para casar para a Agenda da APECI 2016

E depois da fotografia? A fotografia estava feita o trabalho da Marisa Martins estava muito bonito, poético. Estava nas minhas mãos casar a ilustração com a fotografia sem invadir demasiado. Teria que ser uma intervenção q.b. Ainda não tinha tido a experiencia de ilustrar sobre fotografia. Adorei o desafio confesso que quando as fotografias da Marisa chegaram não foi difícil trabalhar sobre elas. Primeiro porque a Marisa deixou-me completamente à vontade para trabalhar e principalmente porque as fotografias da Marisa estavam tão bonitas que tornou-se apetecível intervir nas fotos eu diria até irresistível!

















A cereja que faltava para a Agenda da APECI 2016

A ilustração e a fotografia estavam casadas. A equipa toda aprovou, faltava trabalhar a parte da paginação da agenda. E como quem casa quer casa a nossa designer Neusa Reis paginou a agenda, para onde as nossas fotografias e ilustrações foram morar e foi a cereja no topo do bolo deste maravilhoso projecto.
















O dia do lançamento da Agenda da APECI 2016

O dia oficial do lançamento da agenda foi no dia 5 de dezembro a APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas) comemora neste dia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um Evento Solidário no Pavilhão Multiusos, em Torres Vedras com tasquinhas, artesanato e muita animação. 
Neste evento estavam duas voluntárias vendedoras muito bonitas a vender a Agenda Solidária 2016 da APECI
Muito orgulho nesta filha que de forma espontânea e insistente pediu-me para ir para a banca vender agendas e a todas as pessoas explicava que o dinheiro angariado com a venda das agendas revertia a favor da APECI para um novo Lar residencial, explicava o tema da agenda e as mensagens de cada imagem separador.
Tenho uma filha a crescer baseada em bons princípios e tenho tanto orgulho nisso!


A Agenda continua à venda no posto de turismo de torres vedras, na APECI http://www.apeci.org.pt/ e custa 5€.A par da agenda existe também postais 3€ (conjunto de 13 postais)



Sobre a Agenda da APECI 2016 também escrevi...


Sem comentários:

Enviar um comentário